Júlio Verne
Júlio Verne (1828-1905) passou a infância com os pais e irmãos na cidade francesa de Nantes e na casa de verão da família. A proximidade do porto e das docas constituíram provavelmente grande estímulo para o desenvolvimento da imaginação do autor sobre a vida marítima e viagens a terras distantes. Com nove anos foi mandado para o colégio com seu irmão Paul. Mais tarde, seu pai, com a esperança de que o filho seguisse sua carreira de advogado, enviou o jovem Júlio para Paris, a fim de estudar Direito. Ali começou a se interessar mais pelo teatro do que pelas leis, e principiou sua vida literária escrevendo para o teatro, onde estreou com os Contratos desfeitos, a que se seguiram vários libretos de óperas cômicas. Seu pai, ao saber disso, cortou-lhe o apoio financeiro, o que o levou a trabalhar como corretor de ações, que teve como propósito lhe garantir alguma estabilidade financeira.
Em 1863, porém, começou a publicar num jornal da época o romance Cinco semanas em balão, que pouco depois reunia em um volume, logo criando com essa obra um novo gênero literário: o romance geográfico e científico, que fundou rapidamente a sua reputação. A seguir escreveu: Viagem ao centro da Terra (1864), Da terra à lua (1865), Vinte mil léguas submarinas (1870), A ilha misteriosa (1870), A volta ao mundo em 80 dias (1873), entre outras narrações pitorescas de engenhosas invenções a um tempo atraentes e instrutivas, que o tornaram universalmente conhecido.
Jr Martini
Botucatu / São Paulo
Leio Júlio Verne desde que era adolescente e hoje ainda não achei um autor melhor que ele em ficção científica ou aventuras.
Não há na verdade nenhum autor que faça o que ele fez inspirar homens como Jaques Coustoeu , Piccardi e Werner Von Braun entre tantos a seguir seus passos visionários ...
11/03/2015
Agatha
brenda
josé bonifacio/SP
Quando leio livros como esses do Júlio Verne entro no mundo da fantasia,seria como se eu estivesse participando da história então deixo o livro me levar. Ele é um ótimo escritor e seus livros vão ficar para sempre na memória de todos!!!
01/09/2013