J. D. Salinger
Nasceu em Manhatan, Nova York, em 1919. Seu romance mais conhecido é O apanhador no campo de centeio, obra que tornou Salinger um dos nomes mais importantes da literatura norte-americana deste século.
Freqüentou escolas públicas e depois a academia militar. Estudou pouco tempo nas universidades de Nova York e Columbia, mesmo período em que começou a escrever contos – alguns publicados em periódicos norte-americanos. Prestou serviço militar entre 1942 e 1946 e participou da II Guerra Mundial, experiência que marcou sua vida e obra.
De volta aos Estados Unidos, começou a colaborar na revista The New Yorker. Em 1948 publicou Um dia perfeito para o peixe-banana, livro elogiado pela crítica e sucesso de público. O apanhador no campo de centeio foi lançado em 1951 e obtém êxito imediato entre a juventude universitária. A linguagem coloquial e humorística e o jargão típico dos adolescentes revolucionaram a escrita literária da época.
Em 1953, Salinger retirou-se da vida pública para viver no campo. Escreveu, entre outros livros, Franny and Zooey (1961), Pra cima com a viga, moçada (1962) e Seymor: uma introdução (1963).
Deixe seu depoimento sobre o autor