Uma edição definitiva
Esta edição de Contos gauchescos e Lendas do Sul é uma oportunidade única de leitura de um grande clássico da literatura brasileira. A obra máxima de João Simões Lopes Neto (1865-1916) se baseia na experiência direta no mundo campeiro gaúcho, da fazenda de criação de gado, assim como da tradição guerreira da fronteira do Brasil com os países do Prata. Forjando personagens impressionantes e criando cenas de intensa força, resultado do confronto entre os sentimentos mais humanos como o amor, a sobrevivência, a luta pela domesticação da natureza, Simões Lopes Neto universaliza sua literatura ao abordar temáticas caras a autores contemporâneos seus, tais como Monteiro Lobato no Brasil, Horacio Quiroga no Uruguai, além de Joseph Conrad e Rudyard Kipling, ambos pertencendo ao universo do Império inglês.
Luís Augusto Fischer, professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, escritor e grande estudioso da obra simoniana, preparou esta edição segundo os melhores critérios filológicos, levando em conta a distância entre o leitor de hoje e o escritor. A edição conta com fartas notas de rodapé para esclarecer dificuldades do vocabulário, referências históricas contidas no texto e aspectos importantes da estrutura e da visão de mundo da obra, além de uma completa biografia e de uma introdução ao fascinante universo do autor, proporcionando um caminho seguro e prazeroso de leitura.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Gustavo P. J.
Pelotas R.S
Grande trabalho do Fischer! Textos tão bons quanto a obra. Um trabalho de valor inestimável ao leitor que se aproxima dos textos do escritor pelotense. Uma edição estimulante.
30/06/2013
Agatha
Perci Lima
Foz do Iguaçu - PR.
Uma obra prima. Já possuo um volume deste livro da primeira edição da L&PM, li, reli e reli, de tão bom que é. Recomendo a todos aqueles que gostam de um bom livro. Pena que Simões Lopes Neto nos deixou tão cedo.
04/05/2012