Tradução do russo de Tatiana Belinky
Rússia czarista. Após os festejos do Dia de São Nicolau, Vassili Andrêitch, um rico proprietário de terras e negociante, parte numa curta viagem de trenó com Nikita, um servo de gleba, para concluir a compra de um terreno. As relações entre os dois são claras, estratificadas, de casta, permeadas pela exploração e pela submissão. Mas, na paisagem branca do interior russo, em meio à neve e ao vento, senhor e servo perdem o rumo e veem-se sozinhos, desorientados, tendo por companhia apenas um ao outro. As relações entre os dois homens se alteram à medida que o frio penetra seus corpos, ao longo da noite que mudará a vida de ambos.
Vivendo situações-limite, os personagens destes três contos poucos conhecidos de Leon Tolstói (1828-1910) são eloquentes amostras da excelência narrativa de um dos mestres da literatura universal.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Felipe
General Câmara - RS
Gostei de mergulhar nesse romance, me impressiona como o homem se adapta a qualquer forma de vida, e fugindo um pouco do sentido, da mensagem que o livro transmite, me prendo ao fato de que a literatura é bacana justamente por nos transportar para outros lugares e situações, outras dimensões até, isso tudo com o mínimo esforço de abrir e folhear um livro. E vivenciar imaginariamente os conflitos das personagens de Tolstói e Dostoiévski é uma experiência muito enriquecedora, que sempre nos acrescenta algo. Li boa parte dele enquanto viajava de ônibus, num clima totalmente contrário ao de senhor e servo, e o poder transportar-se para aquele rigor de vida, o frio da Rússia, apenas pela imaginação, é o que mais fascina.
30/07/2012