Coleção L&PM E-books


VISÕES DE GERARD

Jack Kerouac

Tradução de Guilherme da Silva Braga

Um livro poético e arrebatador sobre o mistério da existência

Escrito em 1956 e publicado em 1963, apenas seis anos antes da morte do autor, Visões de Gerard é um tocante e delicado relato sobre a vida, sua brevidade e o tênue fio que a mantém. Em uma prosa que mescla memórias, ilusões, devaneios e até mesmo poesia, Jack Kerouac recorda os anos de sua primeira infância na cidadezinha de Lowell, no estado norte-americano de Massachusetts, onde, aos quatro anos, convive com a grave enfermidade que em breve será responsável pela morte de seu irmão mais velho, Gerard, de apenas nove.

A pouca idade, entretanto, não é empecilho para que o menino seja visto não apenas pelo irmão mais novo, mas por todos na cidade, como um pequeno santo. Gerard é puro e doce, vê beleza e encanto em todas as criaturas e destila sua inocência e bondade em lições de humanidade para o pequeno Ti Jean, como Jack Kerouac era chamado em família. Dessa convivência, o autor beat extrai momentos de sublime beleza e de sutil irrealidade, como quando descreve o sonho de Gerard com Nossa Senhora enquanto pega no sono na sala de aula, ou quando narra a dor e a altivez dos próprios pais ao lidar com o sofrimento causado pela morte iminente do filho. Precária e frágil, porém vasta e profunda é a vida que emerge das páginas de Visões de Gerard, um relato ao mesmo tempo triste, poético e arrebatador sobre o mistério da existência humana.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    VISÕES DE GERARD

  • Catálogo:
    Coleção L&PM E-books
  • Gênero:
    Literatura estrangeira
    Literatura Beat
  • eISBN:
    978.85.254.3106-6
  • Formato:
    ePub
  • Edição:
    fevereiro de 2014

Vida & Obra

Jack Kerouac

Jack Kerouac nasceu em Lowell, Massachusetts, em 12 de março de 1922; era o mais novo de três filhos de uma família de origem franco-canadense. Começou a aprender inglês apenas aos seis anos de idade, estudou em escolas católicas e públicas locais e, como jogava futebol americano muito bem, ganhou uma bolsa para a Universidade de Columbia, em Nova York. Nesta cidade conheceu Neal Cassady, Allen Ginsberg e William S. Burroughs. Largou a faculdade no segundo ano, depois ...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar