Nas profundezas do sonho

Valentina Rosselli é a mulher mais sexy do mundo dos quadrinhos. Seu cria­dor, Guido Crepax (1933-2003), é um dos grandes nomes das HQs eróticas, sendo conhecido pela linguagem cinematográfica e pelo estilo elegante e sen­sual de seus desenhos. Visualmente inspirada na atriz do cinema mudo Louise Brooks (o corte de cabelo e o olhar penetrante são sua marca registrada), Valentina foi concebida como coadjuvante de uma das histórias do autor, mas sua enorme popularidade a tornou a mais importante personagem de Crepax, e suas excitantes aventuras deram origem a um dos quadrinhos adultos mais influentes do século XX.

Muito mais que uma bela personagem, Valentina é uma mulher multifa­cetada, que oscila entre uma vida real, em que trabalha como fotógrafa e cuida da família, e um mundo onírico, em que explora as mais diversas e picantes fantasias sexuais. Essa complexidade à frente de seu tempo, incluindo sua bissexualidade, a tornou um verdadeiro ícone da mulher independente.

Neste volume, que reúne a primeira trilogia crepaxiana – "Os subterrâ­neos”, “Valentina perdida no país dos sovietes” e “A descida”, todos da década de 60 –, a emblemática personagem realiza um mergulho vertiginoso às pro­fundezas da Terra, descobrindo um mundo no qual a fantasia e a sensualidade se entremeiam com um quê de bizarro. As notas de Luisa e Antonio Crepax – mulher e filho do autor – elucidam a riqueza de referências artístico-culturais presentes nestas que são as aventuras mais frenéticas de Valentina.

" />