TEXTO EXCLUSIVO
A VIDA E A OBRA DE DOSTOIÉVSKI
VEJA EM "LEIA UM TRECHO"
Um dos romances mais importantes, mais lidos e festejados da literatura, Crime e castigo (publicado originalmente em 1866) conta a história de um crime e suas conseqüências. Trata-se de um enredo de suspense e de grande tensão, de uma profundidade psicológica única, passado na turbulenta Rússia tsarista do século XIX.
Raskólhnikov é um jovem pobre, ex-estudante da universidade, que vive nos bairros marginais de São Petersburgo. Dono de uma mente febril – como todos os grandes personagens de Dostoiévski (1821-1881) –, convence a si próprio que, devido à sua extrema miséria, está isento de qualquer lei moral. Porém, quando resolve colocar a teoria à prova, as coisas não saem como o esperado, e ele sofre miseravelmente. Crime e castigo, parece dizer o romance, são duas faces da mesma moeda, duas realidades indissociáveis que brotam da mesma semente.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Mahatma José Lins Duarte
Três Lagoas/MS
Sufocante e sombrio.Forte e emocionante.Intrigante e assustador.Ótimo.Também como eu falaria mal de algum livro de Dostoiévski?
03/06/2011 11:17:03
Agatha
Romario Baslo / São Luís - MA
Uma obra avassaladora. Personagens angustiados e esmiuçados por um narrador penetrador. Raskolnikóv é um dos personagens mais marcantes da literatura mundial, e seu criador um dos maiores mestres do jogo narrativo, que não deixa nada escapar à sua critica minuciosa. Amálgama de suspense e angústia numa Rússia da época do mito Dostoiévski.
09/07/2009 11:37:02