Carlos Reverbel (1912-1997) foi um dos maiores estudiosos da cultura gaúcha deste século. Jornalista militante, por toda a sua longa vida pesquisou sobre imprensa e história do Rio Grande do Sul, formando a maior biblioteca especializada do estado. Deixou uma obra representativa de suas paixões e do seu trabalho. Escreveu sobre Simões Lopes Neto em Um capitão da guarda nacional (1981), sobre Assis Brasil em Diário de Cecília de Assis Brasil (1983) e Pedras Altas (1984); suas crônicas foram reunidas em Barco de papel (1978) e Saudações aftosas (1980). Escreveu, ainda, Maragatos e Pica-Paus (1985) e Assis Brasil (1990); Arca de Blau (1993) reúne suas memórias em depoimento dado a jornalista Cláudia Laitano.
Este O Gaúcho, publicado originalmente em 1986, é um dos mais completos ensaios históricos sobre a origem e a formação do gaúcho.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro