Vida & Obra


J.J. Camargo

J.J. Camargo é professor de cirurgia torácica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutor em pneu­mologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se formou em 1970, fez especialização na Clínica Mayo (EUA). Foi pioneiro em transplante de pulmão na Amé­rica Latina em 1989 e o primeiro a realizar transplante de pulmão com doadores vivos fora dos EUA, em 1999. Idealizador e diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia, é responsável por mais da me­tade dos transplantes de pulmão feitos até hoje no Brasil.

É idealizador e diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa de Misericór­dia e membro titular da Academia Nacional de Medicina (da qual é vice-presidente) e da Academia Brasileira de Médicos Escritores. Já presidiu a Asociación Sudamericana de Ciru­gía Torácica, a Sociedade Brasileira de Cirur­gia Torácica e a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. É autor de O que cabe em um abraço (L&PM, 2016), Do que você precisa para ser feliz? (L&PM, 2015), A tristeza pode esperar (L&PM, 2013, Prêmio Açorianos de Literatura 2014 e Prêmio Livro do Ano AGES 2014), Não pensem por mim (AGE, 2008), além de cinco livros acadêmicos. Já proferiu mais de 1.100 conferências em 22 países. É co­lunista do caderno Vida de Zero Hora.

Mais livros de J.J. Camargo


Opinião do Leitor

Eneida Izis Cogno
Pelotas / RS

Admiro muito o Dr. Camargo, em mais ou menos de 1970 a 1975  ele em um começo de vida profissional fez parte da vida de minha família. Hoje vejo leio e acompanho pela mídia. Uma doce criatura com um pulmão um coração de ouro. Como diria  o Dr. Renê de Moura: " A pior dor é a dor da alma" . Digo eu hoje ao Dr. Camargo:" O Sr. faz, fala e escreve com a alma". Lhe admiro muito que tenha sempre as bençãos dos anjos.

25/11/2015

Agatha

Elaine
Macae/RJ

Chorei. Me surpreendi. Ri. Pensei. Recordei. Sonhei. Agradeci pelo mundo ter pessoas como J.J. Camargo. Simplesmente lindo!

24/04/2014 18:02:02