Outros Formatos


CONTOS SOBRENATURAIS CHINESES

Tradução e organização: Márcia Schmaltz e Sérgio Capparelli

R$44,90

Dos vários gêneros e subgêneros da milenar tradição literária chinesa, as histórias maravilhosas, ou sobrenaturais, sobre acontecimentos fantasiosos, estão entre aqueles que mais leitores conquistaram ao longo dos tempos. Dadas as circunstâncias políticas nas quais muitas vezes era desaconselhável falar abertamente, os escritores e também o público chinês habituaram-se a narrativas que, cheias de simbologia e abundantes em analogias, lançam mão do irreal e do fantástico para mais seguramente falar da realidade.

Os 25 textos aqui reunidos cobrem várias épocas da cultura chinesa: do período dos Reinos Combatentes (475-221 a.C) ao auge da dinastia Qing, em finais do século XVIII. E abrangem narrativas de autoria anônima bem como textos de autores conhecidos. Nos dois casos, tratam-se de histórias de cunho popular, de enredos vastamente difundidos na China. Algumas delas, criadas em épocas de conhecimento científico ainda incipiente, têm também um forte conteúdo mitológico, que buscava explicar aspectos do mundo que eram, então, inexplicáveis.

Tais histórias maravilhosas estão aqui rica e fartamente ilustradas por bonecos de teatro de sombra chinês. Igualmente uma forma de expressão da tradição popular chinesa, as coloridas marionetes do teatro de sombras tiveram origem na dinastia Han (206 a.C.-220), e desde então têm encantado crianças e adultos, transportando-os para além da imaginação.

Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz se debruçaram sobre o material de dez contistas chineses e organizaram a publicação Contos sobrenaturais chineses. Sobre o formato e o cuidado que o livro recebeu, os dois organizadores comentam: "Na nossa opinião, um livro que conta histórias maravilhosas e sobrenaturais merecem ilustrações... maravilhosas. Por isso, procuramos marionetes do teatro de sombra chinês para ilustrar as histórias".

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    CONTOS SOBRENATURAIS CHINESES

  • Catálogo:
    Outros Formatos
    Coleção L&PM Infantojuvenil
  • Gênero:
    Contos
    Literatura infantojuvenil
  • Cód.Barras:
    9788525420565
  • ISBN:
    978.85.254.2056-5
  • Formato:
    16x23
  • Páginas:
    127
  • Edição:
    setembro de 2010

Vida & Obra

Opinião do Leitor

luiz fernando gaeversen
porto alegre rs

ja sou fã da Marcia,e do Sergio,d outras"literaturas",e c certeza,alem do texto eles primam pela obra.
abraço e todo sucesso a eles.

01/11/2010 14:53:25

Agatha

paulo Roberto
porto alegre -rs

Não lì. mas fiquei maravilhado com as ilustrações....quero saber a respeito. qdo ler volto e opino a respeito do conteudo. q livro lindo.




08/10/2010

Você também pode gostar



" />