Coleção L&PM Pocket


MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

R$29,90

Leitura obrigatória para o vestibular USP, UNITAU e UNICENTRO/2016

Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro, em 1831, e morreu aos 30 anos, em 1861, no naufrágio do vapor Hermes, no litoral de Campos, Rio de Janeiro. De origem muito humilde, formou-se em medicina, mas nunca seguiu a profissão. Exerceu cargos públicos como administrador da Tipografia Nacional e diretor da Academia Imperial de Música e Ópera Nacional. Memórias de um sargento de milícias foi publicado primeiramente em folhetim no Correio Mercantil, nos anos de 1852 e 1854, e depois em livro sob o pseudônimo de Um Brasileiro. Este livro é uma obra-prima de humor e ironia. Segundo o crítico Nelson Werneck Sodré, Manuel Antônio de Almeida retratou "a vida de rua, os tipos de rua, as figuras comuns e populares (...) Soube fazer tudo isso conservando-se fiel ao quadro dos costumes. Procurou mostrar o povo como o povo era e continuava a ser". Escreveu também duas peças de teatro: O rei dos mendigos e Três amores.
Em Memórias de um sargento de milícias, recupera o "jeitinho brasileiro" ao construir, sob forte caricatura, Leonardo, um típico malandro da classe média mais conhecido da "Época do Rei". Ironizou algumas regras e vícios da socidade romântica burguesa do século XIX.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Literatura clássica brasileira
    Romance
  • Referência:
    45
  • Cód.Barras:
    9788525406675
  • ISBN:
    978.85.254.0667-5
  • Páginas:
    208
  • Medidas:
    10,7 X 17,8 cm

Vida & Obra

Manuel Antônio de Almeida

O jornalista, cronista, romancista e crítico literário nasceu no Rio de Janeiro em 1831 e morreu aos 30 anos, em 1861, no naufrágio do vapor Hermes, no litoral de Campos, Rio de Janeiro.

Era filho do tenente Antônio de Almeida e de Josefina Maria de Almeida. Órfão de pai aos 11 anos, pouco se sabe dos seus estudos elementares e preparatórios; aprovado em 1848 nas matérias necessárias ao ingresso na Faculdade de Medicina, cursou o primeiro ano em 184...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar


Memórias de um sargento de milícias, recupera o "jeitinho brasileiro" ao construir, sob forte caricatura, Leonardo, um típico malandro da classe média mais conhecido da "Época do Rei". Ironizou algumas regras e vícios da socidade romântica burguesa do século XIX." />