Coleção L&PM Pocket


DUAS VIAGENS AO BRASIL

HANS STADEN: ZWEI REISEN NACH BRASILIEN

Hans Staden

Tradução de Angel Bojadsen

Duas vezes em meados do século XVI, o mercenário e arcabuzeiro alemão Hans Staden (c. 1524-c. 1576) aportou nas costas do recém-descoberto Brasil. A primeira, em 1549, passando por Pernambuco e pela Paraíba, e a segunda, em 1550, quando chegou na ilha de Santa Catarina, dirigindo-se posteriormente à capitania de São Vicente, no litoral sul do atual estado de São Paulo. Na segunda viagem, como viera a bordo de um navio espanhol, foi preso pelo governador-geral, o português Tomé de Sousa, e em seguida capturado pelos índios tamoios, inimigos dos tupiniquins e dos portugueses e aliados dos franceses. O jovem Staden viveu para contar o que viu: paisagens virgens, riquezas inexploradas e a prática ritual do canibalismo, do qual por muito pouco não foi vítima. O livro com o seu relato foi publicado em 1557, em Marburgo, Alemanha, ilustrado por xilogravuras anônimas (reproduzidas nesta edição) baseadas nas suas descrições, e imediatamente tornou-se um best-seller em toda Europa. Trata-se da mais acurada e impressionante descrição do banquete antropofágico – o festim canibal praticado pelos povos Tupi. É, também (junto à Carta de Pero Vaz de Caminha) umas das primeiríssimas reportagens realizadas sobre os povos que viviam no que viria a ser o Brasil, um eletrizante relato feito por, como diz Eduardo Bueno no prefácio, "um estrangeiro em um mundo estranho".

Com um estilo coloquial e direto, eis um livro soberbo e necessário, fundamental para a cultura brasileira.



Selecionado para o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) 2009

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    DUAS VIAGENS AO BRASIL

  • Título Original:
    HANS STADEN: ZWEI REISEN NACH BRASILIEN
  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    História
    Documento Viagem
  • Referência:
    674
  • Cód.Barras:
    9788525417336
  • ISBN:
    978.85.254.1733-6
  • Páginas:
    192
  • Medidas:
    10,7 X 17,8 cm
  • Edição:
    fevereiro de 2008

Vida & Obra

Hans Staden

Hans Staden (Homberg, c.1524-Wolfhagen, c.1576) foi um aventureiro mercenário alemão. São escassos os dados sobre a vida de Hans Staden, que empreendeu duas viagens ao Brasil em meados do século XVI. Na primeira, embarcou como artilheiro numa nau portuguesa que veio a Pernambuco, em 1547, e retornou a Lisboa no ano seguinte.

Na segunda, em 1550, veio incorporado na armada do espanhol Diogo de Sanábria, que pretendia fundar um povoado na costa da ilha de Santa Cat...

Ler mais

Opinião do Leitor

Vanessa Pantaleão
Rio de Janeiro

Este livro é maravilhoso!  Ele não só é um relato histórico como também, um retrato de como a fé cristã já era passada com fervor, pois como Has Staden diz neste livro, ele o escreveu para que desse um testemunho ao mundo de como o seu Deus o salvou dos índios Tupis.
  É um testemunho histórico e sobretudo de Fé!

27/02/2015

Agatha

mestre gibi (cicero) capoeira (ACLB)
Escada-PE

Esse livro é ótimo, fiquei encantado com a história de hans staden. Como professor de história viajei no passado. Muito bom, indico a todos. Fiquem com Deus.

06/05/2014 18:22:17

Você também pode gostar


Com um estilo coloquial e direto, eis um livro soberbo e necessário, fundamental para a cultura brasileira.

Selecionado para o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) 2009" />